A pesquisa prevê uma série de entrevistas com jornalistas, repórteres e editores. O primeiro movimento foi a realização de uma enquete com repórteres (ver a seguir). Dentro das fases posteriores, está em andamento uma série de entrevistas com jornalistas, aplicadas pelos integrantes da equipe, bem como a promoção de entrevistas abertas. Estas, apesar de também desenvolvidas pelos integrantes da equipe e entrevistadores convidados, são realizadas em espaço público, nas dependências da Unisinos. Os encontros são divulgados previamente aqui no blog e abertos aos interessados em assisti-los.

.

Entrevistas 

Outubro de 2010

Gumersindo LaFuente – Diretor do Elpaís.com, Espanha. Por Beatriz Marocco, Porto Alegre, outubro de 2010.

Áudio

Núbia Silveira – Editora do Sul 21. Por Beatriz Marocco, Thais Furtado, Giovanni Rocha e Marlon Lesniewski, realizada na ARI, Porto Alegre, outubro de 2010.

Áudio

Ricardo Stefaneli – Editor do jornal Zero Hora. Por Beatriz Marocco e Thais Furtado, Porto Alegre, outubro de 2010.

Áudio

Novembro de 2010

Josep Rovirosa Olivé – Defensor do Leitor do jornal La Vanguardia, Espanha. Por Ângela Zamin, Barcelona, novembro de 2010.

Áudio

Xavier Martinez Chico – Secretário Geral de Redação do jornal El Periódico, Espanha. Por Ângela Zamin, Barcelona, novembro de 2010.

Áudio

Laurentino Gomes – Foi repórter e editor no jornal O Estado de São Paulo e na revista Veja; e diretor na Editora Abril. Autor dos livros 1808 e 1822. Por Beatriz Marocco e Thais Furtado, novembro de 2010.

Áudio

Fevereiro de 2011

Luiz Cláudio Cunha – Foi repórter e editor de jornal, revista e tv, autor dos livros Assim morreu Tancredo e Operação Condor: o sequestro dos uruguaios – uma reportagem sobre os tempos da ditadura, vencedor dos prêmios Vladimir Herzog, Jabuti e Casa de Las Américas (Cuba). Por Beatriz Marocco, fevereiro de 2011.

Leia trecho da entrevista realizada por e-mail

Março de 2011

Caco Barcelos – jornalista e apresentador do Profissão Repórter (Rede Globo de Televisão). Por Beatriz Marocco, Christa Berger e Thais Furtado, São Leopoldo – Unisinos, março de 2011.

Áudio

Vídeo

Maio de 2011

Celito De Grandi – jornalista, escritor. Por Beatriz Marocco, Thais Furtado, Márcia Veiga e Ângela Zamin, São Leopoldo – Unisinos, maio de 2011.

Vídeo 1 / Vídeo 2 / Vídeo 3

Junho de 2011

Clóvis Rossi – jornalista da Folha de São Paulo. Entrevista por e-mail, junho de 2011.

Liana Pithan – chefe de reportagem do Terra. Por Beatriz Marocco, Ângela Zamin, Reges Schwaab, junho de 2011.

Áudio

Julho de 2011

Eliane Brum – escritora, cineasta e jornalista. Repórter especial da revista Época. Escreveu os livros Coluna Prestes – O Avesso da Lenda, A Vida que Ninguém Vê e O Olho da Rua. Por Beatriz Marocco, Ângela Zamin e Júlia Capovila. São Leopoldo, julho de 2011.

Áudio

Vídeo

Marta Gleich – jornalista, diretora de internet do Grupo RBS. Foi editora-chefe do jornal Zero Hora de 1997 a 2007. Por Beatriz Marocco,  Ângela Zamin. Porto Alegre, julho de 2011.

Áudio

Vídeo

Agosto de 2011

Tony Hara – jornalista e historiador. Por Beatriz Marocco e Giovanni Rocha. São Leopoldo, agosto de 2011.

Áudio

Vídeo

Outubro de 2011

Alexandra Lucas Coelho – jornalista, correspondente do jornal português Público no Brasil. Trabalhou na Rádio Nacional de Portugal. Por Beatriz Marocco,  Ângela Zamin e Giovanni Rocha. São Leopoldo, outubro de 2011.

Áudio

Vídeo

Dezembro de 2011

Flávio Tavares – escritor e jornalista. Por Beatriz Marocco, Christa Berger e Reges Schaab. Porto Alegre,dezembro de 2011.

Áudio

Março de 2012

Carlos Eduardo Lins da Silva – escritor e jornalista. Por Beatriz Marocco. São Leopoldo, março de 2012.

Áudio

.

Enquete

Escuta direcionada não aos editores, mas aos repórteres e feita através de uma enquete realizada de 18 de maio a 17 de agosto de 2010. O questionário foi enviado por e-mail a 269 repórteres do interior do Rio Grande do Sul e a 477 dos jornais Zero Hora, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Entre os primeiros, obtivemos uma taxa de resposta de 21,18% (57 respostas para 269 e-mails). A taxa de resposta do segundo grupo foi de 15,30% (73 respostas para 477 e-mails). No total da pesquisa, a taxa de resposta atingiu 17,42% (130 respostas para 746 emails).

A escolha dos repórteres de 51 jornais gaúchos, com exceção da capital, deu-se por meio de dois movimentos: o primeiro, de atualização da lista de jornais apresentadas por Dornelles (2004); a segunda, de atualização da base de dados da Associação Riograndense de Imprensa – ARI, ano de 2004. Da relação de jornais apresentada por Dornelles (2004), optamos por alterar os jornais das regiões Planalto e Serra. Na primeira, porque o jornal A Notícia Ilustrada, de Panambi, não existe mais. Nesta região, optamos pelos jornais O Nacional, de Passo Fundo, e Jornal da Manhã, de Ijuí. Na região serrana, acrescentamos o jornal O Pioneiro, de Caxias do Sul. Como o propósito era abranger um número expressivo de jornais e, consequentemente, de jornalistas do interior gaúcho, optamos por ampliar nossa base de dados a partir do Anuário de Mídia, de 2004, da ARI. Nesta fase, buscamos atualizar a relação de jornais de 170 municípios gaúchos, independente da região, tiragem ou circulação. Após contatos por telefone ou e-mail, 51 jornais, de 49 municípios gaúchos, responderam positivamente quanto à participação de suas equipes na pesquisa, indicando-nos os respectivos endereços eletrônicos.

A formação do grupo de repórteres da segunda fase da pesquisa foi baseado na leitura diária de Zero Hora e dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo considerados referência (1) na esfera estadual (ZH) e nacional (Folha e OESP), de março a maio de 2010. A leitura (2) foi orientada por critérios que possibilitaram elaborar um exercício de acompanhamento quantitativo de materiais (notícias e reportagens), associado à organização de um banco de repórteres a partir da relevância dos materiais assinados, considerando, em ordem decrescente, as seguintes unidades redacionais que foram acordadas entre os participantes desta fase da pesquisa: manchete; titulo secundário na capa com foto; título secundário na capa sem foto; chamada de capa; matéria interna alto da página com foto e/ou infográfico, ou sem foto e/ou sem infográfico; matéria interna alto da página com foto e/ou infográfico ou sem foto e/ou infográfico, se estendida para duas páginas, ou se capa de caderno; matéria com menor importância no alto da página, com foto ou sem foto; matéria interna secundária com foto e/ou infográfico; e matéria interna secundária sem foto.

Os contatos com os repórteres foram feitos exclusivamente por e-mail.

Os resultados das enquetes aparecerão em nossos artigos. Para acessá-los, consulte Produção.

Notas:

  1. Considera-se de referência o jornal que cumpre total ou parcialmente três funções básicas estabelecidas por Vidal Beneyto:”a) la de ser referencia imprescindible para los otros medios de comunicación, tanto escritos corno audiovisuales, que no producirían sus propias opiniones o juicios sobre el tema sin tener antes conocimiento de las de estos diarios, refiriéndose o no de modo explícito a ellas; b) la de ser plataforma privilegiada para la presencia y expresión de los grandes líderes políticos, las grandes instituciones sociales, las asociaciones de carácter nacional, etc., cuando quieren dirigirse a los grupos rectores del país; c) la de servir a las cancillerías extranjeras de referencia prevalente sobre la realidad y problemas del propio” (1986, p. 19-20; 1991, p. 201-212)
  2. Participaram desta fase da pesquisa: Ângela Zamin, doutoranda da Unisinos, bolsista CNPq; Júlia Capovilla, mestranda da Unisinos, bolsista Capes; Giovanni Guizzo da Rocha, mestrando da Unisinos, bolsista Capes; Camila Cabrera, bolsista UNIBIC de iniciação científica, Camila Arócha, como apoio técnico.

0 Responses to “Ações de Pesquisa”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




Realizações


A entrevista - nas práticas e nos estudos em jornalismo
  • 4º Seminário aberto de Jornalismo
  • Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Junte-se a 5 outros seguidores

    Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Av. Unisinos, 950 - Bairro Cristo Rei
    São Leopoldo - RS - Brasil
    CEP 93.022-000
    Linha direta Unisinos:
    (51) 3591 1122
    Fax: (51) 3590 8305

    Bookmark and Share

    %d bloggers like this: